Focar na solução para um problema latente na sociedade. É isso que move um tipo diferente de empreendedorismo: o empreendedorismo social, causando um impacto positivo seja através de bens ou de serviços.
Atualmente, esse tipo de empreendedorismo está se tornando uma alternativa para amenizar e resolver problemas que existem na sociedade. Isso porque os empreendedores sociais atuam em áreas onde existem vulnerabilidades como educação, meio ambiente e saúde, apresentado propostas que ajudem, por exemplo, a capacitar jovens de baixa renda para o mercado de trabalho, melhorar o ensino, conectar pessoas que desejam doar recursos aos que necessitam de doação, implantar programas de saúde em comunidades carentes, entre outros.
Na definição do Institute Social Entrepreneurs, dos Estados Unidos, empreendedores sociais são executivos de setores sem fins lucrativos e que são orientados pelos propósitos de empreender programas que funcionem e estejam disponíveis para as pessoas, tornando-as menos dependentes do governo e da caridade.
De acordo com o Mapeamento Empreendedorismo Criativo e Social no Brasil, os empreendedores socias buscam soluções que atendam Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU – Organizações das Nações Unidas. São desafios ambientais, políticos e econômicos que têm como objetivo de eliminar a pobreza, proteger o planeta, entre outros.
Entre os desafios está a erradicação da pobreza extrema, medida como pessoas vivendo com menos de US$ 1,25 por dia, e acabar com a fome, promovendo a segurança alimentar e a melhoria da nutrição, utilizando práticas agrícolas sustentáveis, apoiando a agricultura familiar, promovendo o acesso equitativo à terra, à tecnologia e ao mercado.
Outro objetivo é promover a saúde e o bem-estar, com ações que contribuam para a redução de riscos nacionais e globais à saúde. Para isso, é necessário promover o financiamento da saúde recrutamento, desenvolvimento, treinamento e retenção do pessoal de saúde nos país em desenvolvimento para que, até 2030, a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis por meio de prevenção seja reduzido.
O Instituto Enjoy acredita no poder transformador de ações sociais. O Instituto Enjoy é uma instituição social e filantrópica, com atuação em território nacional e que é mantido pelo Grupo Enjoy e parceiros comprometidos com a transformação social e de vida dos seus beneficiários.
Aqui se promove o acolhimento e ensino de jovens e crianças da periferia de Carapicuíba, na Grande São Paulo, oferecendo para mais de 450 crianças aulas de esportes, teatro, dança, percussão, além de inglês e informática. O objetivo é possibilitar que crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, tenham condições de acesso a formação e informação que gere autonomia para o desenvolvimento físico e intelectual, contribuindo para a inserção e permanência no mundo do trabalho.
Vem conhecer a gente!