Nos dias de hoje é quase impossível imaginarmos um único momento em que não usamos o celular, computador ou as famosas plataformas de streaming. Porém, nada disso substitui as relações presenciais e momentos com quem gostamos. Nós, enquanto seres humanos, somos moldados pelas situações e ações em que fazemos o bem ou que pensamos no próximo.
Ajudar alguém na rua ou aquele amigo que nos procurou pode ser algo automático e muitas vezes não paramos para refletir sobre a importância desse feito. Uma atitude positiva, uma palavra gentil ou até mesmo uma pequena doação do seu tempo pode mudar o dia do próximo, mas também o seu.
Estudos comprovam que um ato de generosidade pode afetar diretamente o seu bem-estar, autoestima e provocar a sensação de alívio. Fazer o bem nos deixa contentes e mais satisfeitos com nós mesmos e com a vida, ajudando no autoconhecimento e autossatisfação. Mas se essa informação é de conhecimento da grande maioria e ajudar o próximo nos faz tão bem, porque não fazer isso diariamente?
O principal ponto de partida para começar é encontrar uma causa que faça sentido para você e que defenda aquilo que você acredita. Assim você sempre se sentirá satisfeito com os resultados e com vontade de continuar. Você pode começar a adotar pequenas atitudes no cotidiano ou fazer trabalho voluntário para alguma instituição social. Existem diversas formas de fazer bem.
- Ajudar algum familiar em uma questão prática;
- Fazer um exercício físico em conjunto;
- Ajudar alguém a largar um vício;
- Doar roupas, alimentos, livros ou qualquer outro item para uma instituição;
- Doar sangue;
- Ceder o seu lugar em transportes públicos;
- Consumir mais produtos de vendedores do seu bairro;
- Recolher o lixo de parques ou outros ambientes que frequenta;
- Ser doador de órgãos;
- Visitar doentes e idosos;
- Adotar um animal;
- Dedicar seu tempo a alguém que precisa;
- Juntar-se a grupos voluntários.
A intenção é fazer o bem sem olhar a quem e sem esperar nada em troca. Gentileza gera gentileza, gratidão gera gratidão e o bem gera o bem. Estamos passando por tempos nunca antes imaginados e que a solidariedade e pensamento coletivo podem salvar vidas. Use o melhor de você, escolha uma instituição, uma família ou até mesmo um amigo e contribua para que ele se sinta melhor, realize ações solidárias. Mude o dia de algum com pequenas atitudes.
Saiba mais sobre a Rede de Franquias Enjoy aqui.